Python para Desenvolvedores

2ª edição, revisada e ampliada

Apêndice A: Integração com aplicativos


Python pode ser usado como linguagem script em vários aplicativos para automatizar tarefas e adicionar novas funcionalidades, ou para oferecer seus recursos para outro programa, através de uma API ou protocolo. Muitos desses pacotes de software são Open Source, como o BrOffice.org e o Blender, por exemplo.

Muitas vezes isso é possível porque esses programas adotaram uma arquitetura de plugins, na qual existe uma infraestrutura genérica que permite que componentes externos sejam ligados aos aplicativos.

Na maioria dos casos, isso é viabilizado mediante o uso de uma API que é disponibilizada pelo software, que é vista pelo Python como um módulo ou um pacote, que apenas precisa estar no PYTHONPATH para que possa ser utilizado. Com isso, o programa pode fazer chamadas as rotinas do aplicativo, para utilizar seus recursos e se comunicar.

Em outros casos, como o Inkscape, o programa em Python funciona como um filtro, recebendo e enviando informações para o aplicativo através de entrada (stdin) e saída (stdout) padrões.

In [1]:
 
Out[1]: